Educação Parental
Ser pai ou mãe é um desafio constante, por forma a corresponder de forma assertiva e adequada às necessidades das crianças/jovens.
O apoio às famílias, através de programas de intervenção ou aconselhamento em educação parental, apresenta-se como uma valiosa medida de apoio às competências parentais que têm as necessidades de pais e filhos no centro da atuação.
Tendo por base o modelo conceptual do programa “Incredible Years”, o Programa de Educação Parental “Mais Família, Mais Criança”, destinado a pais com filhos dos 3 aos 9 anos, e o “Mais Família, Mais Jovem”, para pais de pré-adolescentes/adolescentes, dos 10 aos 18 anos, têm por finalidade melhorar práticas parentais e pretendem orientar as famílias para um melhor desempenho da função parental.
Proporcionam também aos pais ou outros familiares prestadores de cuidados, competências de carácter prático, transmitindo princípios de aprendizagem e estratégias, de forma a promover um estilo de funcionamento mais positivo no seio da família.
Com este programa pretende-se:
- Aumentar a qualidade da relação pais-filhos;
- Desenvolver estratégias ligadas aos comportamentos da criança em casa, na escola e com os pares, fomentando a mudança das conceções sobre o desenvolvimento e a educação;
- Restabelecer a autoridade perdida;
- Estabelecer e manter regras e limites;
- Responsabilizar os pais dos problemas de comportamento dos filhos.
As estratégias utilizadas assentam em sessões de grupo ou individuais, onde são visualizados situações problema, seguida de reflexão e discussão sobre as mesmas. O reforço positivo verbal e através de um sistema de recompensas, as dramatizações em situações específicas, as discussões em grupo, a definição de objetivos semanais e os trabalhos de casa são também estratégias utilizadas nas dinâmicas.